segunda-feira, 15 de maio de 2017

100 ANOS DE FÁTIMA

     Dentro das festividades do mês de maio deste ano, nossa Igreja viveu um momento todo especial no último dia 13, quando a celebração da noite ganhou um colorido particular, ao fazermos a memória dos 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal.
 A aparição de Nossa Senhora em Fátima, no dia 13 de maio de 1917, aos pastores Lúcia, Francisco e Jacinta, não foi um acontecimento qualquer. Era o tempo da primeira guerra mundial, que começou em 1914 e seguiu até 1918. Portugal vivia um momento difícil de sua história: a monarquia tinha sido substituída pela república em 1910. A economia estava em fracasso. Desordens, desavenças, atentados e assassinatos constantes, tudo isto criava uma atmosfera de autêntica guerra civil. A Igreja Católica tinha sido reduzida ao silêncio e perseguida de todas as maneiras. Só um milagre parecia poder mudar aquela situação, e o milagre aconteceu. Mais uma vez, o Poderoso manifestou o poder de seu braço: confundiu os corações dos soberbos, derrubou os poderosos e exaltou os humildes, e isto através de três crianças!
Vivemos num mundo materialista, que só acredita no dinheiro e na ciência. No entanto, nem o dinheiro nem a ciência têm conseguido tirar a angústia do coração humano ou, pelo menos, eliminar nossas doenças físicas. Os sábios e entendidos tornam-se impotentes diante dos grandes problemas da humanidade, enquanto a fé dos humildes lhes fortalece e lhes torna capazes de enfrentar os mais pesados desafios. Quem poderia prever que três criancinhas pobres, movidas de grande e inocente fé, iriam acender uma luz naquela realidade caótica de Portugal, capaz de guiar aquele país e o resto do mundo rumo a esperança de um tempo melhor?
      Por ocasião da celebração do dia 13, setenta pessoas de nossa comunidade fizeram sua consagração diante do altar do Senhor, num desejo de viver mais intimamente com Cristo, ele que é o caminho para Deus, a verdade que nos liberta e fonte de vida plena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário