sexta-feira, 16 de junho de 2017

CORPUS CHRISTI

Neste dia 15 de junho, Festa de Corpus Christi, nossa sede paroquial acordou cedo para fazer, mais uma vez, a memória de Jesus, que se faz presente em cada Eucaristia. Nossa missa foi às 6:30 da manhã, estando presente um bom número de fiéis. Logo após o ato litúrgico na Igreja, nossos Ministros Extraordinários da Santa Comunhão se dividiram em doze grupos e saíram para coordenar uma hora de adoração em doze locais diferentes, dez deles na sede paroquial, um na capela de Carnaubal Preto e outro na capela de Paracuá. Pe. César fez uma rápida visita aos dez locais de adoração da sede, levando sua mensagem e sua bênção às pessoas ali reunidas.
FOTO TIRADA POR: EDIMILSON
Como é belo celebrar, reviver, contemplar, adorar e comungar tão excelso Sacramento, dado a nós pelo próprio Mestre, que nos disse: “Fazei isso em memória de mim” (Lc 22,19). É interessante perceber alguns elementos que os evangelistas registraram no contexto da Eucaristia, principalmente Lucas e João. Impossível não se deixar tocar por todo o simbolismo dos dois discípulos de Emaús, dominados pela dor e incapazes de perceber Jesus caminhando com eles, reconhecendo-o ao partir do pão! (Lc 24,31). Questionador é o que João e Lucas expõem antes e depois da Santa Ceia: Jesus que lava os pés a seus discípulos (Jo 13,1-10) e que questiona os mesmos discípulos sobre a preocupação de quem seria o maior entre eles (Lc 22,24-28).
FOTO TIRADA POR: GUTENBERG
FOTO TIRADA POR: EDIMILSON
A Eucaristia, portanto, não um mero rito comemorativo. Ela é o sacramento dos sacramentos, que nos deve abrir os olhos para a presença de Jesus caminhando conosco ao longo da história, que nos convida à humildade, à justiça, à paz e ao serviço. Muita gente se pergunta se pode ou não comungar, tendo em mente questões meramente moralizantes, e comungam sem nenhum escrúpulo com ódio no coração, desprezando, maltratando e explorando, dominando e escravizando seus irmãos e irmãs. A Eucaristia, além de Sacramento, é um compromisso com o projeto de Jesus. Alimentando-nos dele, somos convidados a ser sal da terra e luz do mundo. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário