segunda-feira, 29 de junho de 2015

A HISTÓRIA ATRAVÉS DE IMAGENS

          Através desta postagem, vou apresentar as fotos de alguns personagens que marcaram a vida religiosa de Martinópole, desde a sua origem como capela. Junto a cada foto, farei um pequeno comentário sobre a importância do referido personagem para a história de nossa paróquia.
Pe. Luiz César

1. Mons. Vicente Martins da Costa

[Esta foto foi feita por mim, Pe. César, a partir de uma foto original que se encontra no Museu Dom José de Sobral. Uma cópia dela se encontra também num quadro exposto na Igreja Matriz de Martinópole]

     No dia 11 de novembro de 1916, então pároco da Granja, o Pe. Vicente Martins da Costa abeçoou a pedra fundamental da capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, no povoado chamado Angica. Vale observar a feliz coincidência: 11 de novembro corresponde à festa de São Martinho de Tours, e a bênção foi feita por um padre chamado Martins. Essa confluência de nomes foi o que, certamente, inspirou esse povoado a trocar seu nome ANGICA pelo nome MARTINÓPOLIS, uma homenagem ao santo do céu celebrado naquele dia e ao homem santo da terra que deu estato de capela ao vilarejo Angica, preparando-o para ser, trinta anos depois e na mesma data, uma paróquia e, 41 anos depois, próspero município. Já elevado ao título de Monsenhor, Pe. Vicente Martins fez parte da comitiva que, juntamente com Dom José Tupinambá da Frota, deu posse ao primeiro pároco da Paróquia de Martinópole, no mesmo dia 11 de novembro, em 1946. A escolha do novo nome de Angica acabou gerando um problema: há uma cidade em São Paulo também denominada Martinópolis. Para dirimir essa confusão, esta comunidade cearense decidiu, mais na frente, fazer uma pequena alteração de letras. MARTINÓPOLIS–CE se tornou MARTINÓPOLE–CE, deixando em paz a MARTINÓPOLIS–SP.

Um comentário:

  1. Parabéns pela criação desse espaço de divulgação da história e do que há de mais recente na vida da nossa paróquia!!!!
    Maria Goretti Dourado Lima

    ResponderExcluir