sábado, 13 de junho de 2015

Histórico

               Quando foi criada a Paróquia de Martinópole? Que Bispo a criou? Quem foi seu primeiro pároco? Como foi a chegada da comitiva diocesana que veio inaugurar a paróquia e dar posse ao primeiro pároco? O que já existia aqui antes da criação da paróquia? Qual a importância de Mons. Vicente Martins da Costa (aquele que inspirou o nome deste município) para esta paróquia? Para essas e outra perguntas, você visitante amigo(a) deste Blog encontrará respostas nos três textos que seguem, copiados fielmente do Livro do Tombo da Paróquia de Martinópole. Eu, pessoalmente, considero relíquias os dados e as informações que você vai ler agora:
Pe. César
    
  Portaria da creação da Parochia de Martinopole (trecho)

     Dom José Tupynambá da Frota, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo de Sobral, Prelado Domestico de Sua Santidade e Assistente ao Sólio Pontifício

     Aos que esta Nossa Portaria virem, saudação, paz e benção em Nosso Senhor Jesus Christo.

   Fazemos saber que, attendendo ao progressivo augmento da população da parochia de Granja, a qual não pode ser assistida espiritualmente como convem, dadas as vastas extensões da dita parochia, Nós, desejando prover do melhor modo às necessidades das almas, confiadas à Nossa solicitude pastoral, Havemos por bem crear a nova Parochia de Nossa Senhora da Conceição de Martinópolis. E assim, de accordo com o parecer unanime dos Reverendos Consultores Diocesanos, e tendo ouvido o parocho de Granja, que Nos declarou nada ter que oppôr à creação da dita Parochia, Nós, em virtude da Nossa Autoridade Ordinária, Desmembramos da Parochia de São José da Granja parte de seu território e nelle Erigimos canonicamente a Parochia de Nossa Senhora da Conceição, com séde na villa de Martinopolis, a qual Decretamos que será amovível, e Elevamos à dignidade de Matriz a Capella ora existente na mencionada villa de Martinopolis, que gozará de todas as prerogativas e privilégios das outras Igrejas Matrizes deste Bispado...
    Seja esta portaria lida à Estação da Missa Parochial nas Matrizes de Granja, Coreahú, Massapê e Martinopolis, transcripta nos respectivos Livros de Tombo, e archivada na forma do costume.
Dada e passada nesta Cidade e Camara Ecclesiastica, sob o Nosso signal e sello das nossas armas, aos quinze dias do mês de outubro de mil novecentos e quarenta e seis.
+ José, Bispo Diocesano


Ata de nomeção do primeiro pároco (trecho)

     “Dom José Tupynambá da Frota, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo de Sobral, Prelado Domestico de Sua Santidade e Assistente ao Sólio Pontifício

     Aos que esta Nossa Portaria virem, saudação, paz e benção em Jesus Christo Nosso Senhor.

     Fazemos saber que, attendendo às bôas qualidades do Reverendo Padre João Baptista Pereira, Havemos por bem nomeal-o como pela presente Nossa Provisão o Nomeamos Parocho da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Martinopolis, deste Bispado, a qual ocupação servirá, por um anno, como convem ao serviço de Deus e bem das almas dos seus parochianos, observando religiosamente os deveres de seu cargo (cans. 464-470), guardando em tudo as obrigações de bom Pastor; e lhe encarregamos muito a bôa direcção das almas dos parochianos da dita Freguesia, do que dará contas a Deus Nosso Senhor; e na dita occupação haverá os próes e precalços, que de direito lhe pertencem...Aos 21 de outubro de 1946

+ José, Bispo Diocesano




Ata da chegada da comitiva diocesana que veio criar a paróquia de Martinópole e empossar seu primeiro pároco (trecho)

          No dia dez de Novembro de mil novecentos e quarenta e seis a população catholica de Martinopolis vibrou de enthusiasmo, de alegria e de um insdescptível contentamento, por ver um de seus sonhos de progressio já concretisado e festivamente realisado.
          Em trem especial chegou a esta localidade, às 4 horas da tarde, o Exmo. E Revmo. Sr. Bispo Diocesano, D. José Tupinambá da Frota, com uma lúsida comitiva de sacerdotes e trasendo o primeiro Vigário desta nova Parochia da Diocese de Sobral. Sua Excia. Revdma. veiu até aqui, honrando este povo e esta humilde terra, inaugurar a recem-creada Parochia de Martinopolis e empossar o seu primeiro Vigário. Na Estação da Via-ferrea a massa humana era imensa, incontavel... Brincava nos semblantes de todos a expressão real da satisfação, da alegria e da vitória de um ideal. As Associações pias aqui existentes, Obra das Vocações Sacerdotais, Apostolado da Oração, Cruzada Eucaristica Infantil e Vicentinos, ali estavam com seus distintivos e bandeiras, aclamando delirantemente o Exmo. e Revmo. Sr. Bispo, o Santo Padre e a Igreja Catholica. Ouvia-se o bombardeio de foguetes e foguetões, sem número nos quatro cantos da localidade, hymnos cantados por todos e ao som da Banda de Musica da Granja.
          Ao chegar-se a casa onde ia se hospedar o Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano com sua comitiva, Sua excia. Revma. foi saudado pela Srta. Isa Felix Dias que em nome do povo de Martinopolis apresentou-lhe e aos sacerdotes da comitiva os votos de boas-vindas, expressando de um modo especial a gratidão inmorredoira ao Exmo. e Revmo. Sr. Bispo pela elevação desta Vila a séde de Parochia.
          Vultos dos Clero sobralense que aqui estiveram na inauguração desta Parochia de Martinopolis e na posse do seu primeiro Vigário:
O Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano, D. José Tupynambá da Frota, Exmo. e Revmo. Sr. Mons. Olavo Passos, DD. Vigário Geral da Diocese, que muito trabalhou pela creação desta Parochia, Mons. Vicente Martins da Costa, fundador emerito desta localidade, Pe. José Osmar Carneiro, DD. Reitor do Seminário Diocesano, Pe. José Palhano de Saboia, Secretário do Bispado, Pe. Sabino Loiola, Diretor do “Correio da Semana”, Órgão da Diocese, e Diretor da Obra das Vocações na Diocese, Pe. Manuel Vitorino de Oliveira, DD. Vigário de Granja, Pe. José Aristides Cardoso, Vigário de Massapê.
          No dia 11, festa lithurgica de São Martinho, Patrono desta localidade e que assignala na história desta terra a benção da pedra fundamental para a primeira Capella construída em 1916 pelo dedicado Vigario de Granja Pe. Vicente Martins da Costa, hoje Mons. Vicente Martins da Costa e aqui presente.
          Após a celebração das santas Missas do Exmo. e Revmo. Sr. Bispo e demais Sacerdotes, às 9 horas teve lugar a posse do primeiro Vigário desta nova Parochia de N. S. da Conceição de Martinopolis, seguindo-se a missa parochial...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário