sexta-feira, 19 de junho de 2015

Grupo Terço dos Homens

A EXPERIÊNCIA DO TERÇO DOS HOMENS

              Muita gente pensa que rezar é coisa pra crianças, velhos e beatas. Nos últimos anos, tem surgido uma experiência interessante na nossa Igreja Católica, que está quebrando esse preconceito – trata-se do Terço dos Homens!
        Em quase todas as paróquias e comunidades católicas, uma vez por semana, um grupo cada vez mais crescente de homens vem se reunindo para rezar o Terço.


(Imagem colhida da Internet – Pe. César)

            Assim nos fala Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora – MG:
(extraído do site: http://www.cnbb.org.br):
            
            "No Brasil, uma experiência relativamente nova tem chamado à atenção. São os grupos de Terço dos Homens que têm crescido intensamente nos últimos anos. As iniciativas são diversas, surgindo comunidades de homens aqui e acolá, que tomam a decisão de se reunirem para rezar o Terço, quase sempre uma vez por semana comunitariamente, mas às vezes diariamente em família ou ainda solitariamente.
A origem deste costume, de homens se reunirem para rezar o Terço, contudo, se perde na história. Há notícias de tais grupos ao menos desde 1912. Porém, no Brasil, a iniciativa mais recente foi do Movimento Maria Três Vezes Admirável de Shoenstatt, também conhecido como Mãe Rainha, presentes, sobretudo no Norte e no Nordeste. Tive oportunidade de visitar reuniões de tal vertente em Recife e, em novembro de 2013, estive em São Luiz do Maranhão, onde constatei a imensa evolução desta prática espalhada em toda aquelas regiões. Faço aqui justa homenagem ao Padre Miguel Lencastre, falecido a 13 de janeiro passado, que foi um grande incentivador do Terço dos Homens e que teve a iniciativa de criar a sigla THMR (Terço dos Homens Mãe Rainha), identificando assim as particularidades do Movimento de Shoenstatt".

            Nossa Paróquia de Martinópole não está fora deste movimento. Todas as terças-feiras, às 19 horas na Igreja Matriz, um grupo que varia entre 40 a 60 homens se reúne para rezar o Terço. Não estando preso a outro compromisso, faço questão de me fazer presente e me unir aos ‘companheiros do terço’, como costumo chamá-los, para esse momento precioso de oração.
            Na verdade, não se trata apenas de oração! Os homens que participam do Terço ouvem a palavra de Deus, discutem sobre problemas de seu cotidiano, desabafam suas dores (coisa difícil entre homens!) e acabam se tornando bons amigos e desenvolvendo, entre eles, fortes laços de solidariedade e inter-ajuda. Muitos homens já me disseram que mudaram completamente sua vida depois de terem entrado no grupo.
            Convido você, visitante amigo, a nos fazer uma visita e participar de um dos nossos momentos de oração. Ter você entre nós será uma grande alegria!
Pe. César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário