terça-feira, 23 de junho de 2015

Pastoral da Juventude

           RUMO À CRIAÇÃO DE UMA PASTORAL DA JUVENTUDE 
EM MARTINÓPOLE


          Desde março deste ano de 2015, estamos fazendo uma caminhada com o objetivo de criar em nossa paróquia uma experiência de Pastoral da Juventude. Iniciamos, no tempo da quaresma, com uma manhã de espiritualidade destinada aos jovens de um modo geral, para a qual solicitamos que fossem feitas inscrições, pois não sabíamos exatamente quantos jovens estariam interessados em participar. Para nossa surpresa, cerca de 200 jovens se inscreveram e 180 jovens realmente apareceram no dia do encontro. Um dado interessante: os jovens que apareceram estão numa faixa etária entre 14 e 18 anos, configurando uma geração nova de jovens, que já vem sendo influenciada, de qualquer modo, pelo trabalho da igreja nos últimos três anos, através da catequese de Primeira Comunhão, Projeto Construir e Crisma.

          A manhã de espiritualidade, realizada no dia 28 de março, um sábado, teve início com um momento de oração, no qual refleti os sobre o texto de Mateus 22,34-40, que fala do maior mandamento da Lei e culmina com a necessidade de amar o próximo como a si mesmo. Em seguida, pedimos que os jovens saíssem em duplas, para ler um texto sobre autoestima, um dos grandes problemas de nossa juventude. O resultado não foi surpresa: muitos jovens não estão satisfeito consigo mesmos, não demonstram confiança no próprio modo de ser e de agir e não tem amor-próprio. Isso acarreta uma série de consequência em suas vidas: timidez, medo do futuro, desencanto com a vida, depressão e até busca de compensação no álcool e outras drogas pesadas.
          No final desse primeiro encontro, sentimos a experiência tão positiva, que decidimos agendar logo para o mês seguinte um segundo momento, desta vez mais breve, a ser desenvolvido num espaço de hora e meia. O resultado foi muito animador. 130 dos jovens que participaram do primeiro encontro voltaram espontaneamente para o segundo, realizado no dia 25 de abril, e assim sucessivamente para os encontros realizados em maio (dia 16) e junho (dia 20). Nesse último encontro, decidimos para o mês de julho realizar um momento diferente. Ao invés de nos encontrarmos no Salão Paroquial, aproveitamos o clima das férias escolares e iremos realizar nosso encontro às margens do Açude Jardim. Tentaremos dar continuidade às nossas reflexões, combinando-as também com um momento de lazer.

                         Foto 1 - Encontro do dia 20 de junho de 2015


                         Foto 2 - Encontro do dia 20 de junho de 2015
 
          Nesse ínterim, cuidamos de formar uma equipe de apoio que possa estar empenhada mais de perto nesse trabalho com a juventude. Atualmente já contamos com os seguintes membros: Águida Ferro, Creuzilane Cabral, Netinho Frota e Vaniere, Pedro Ferro e Ana Kelly, Leonardo Lima, Madalena e Socorro Evangelista. Três desses ( Creuzilane, Netinho e Vaniere) foram mesmo participar do treinamento para lideranças de jovens, oferecido pela diocese nos dias 30 e 31 de maio, em Sobral.
          Qual o nosso objetivo com tudo isso? Bom, na verdade, podemos dizer que estamos tateando nessa empreitada. Depois da grandiosa e bem determinada experiência dos grupos de jovens, nos anos 70 e 80, não existe hoje, na Igreja Católica, um modelo fixo para se trabalhar com a juventude. Existem experiências variadas nesse campo, desde os grupos mais espirituais da Renovação Carismática até os grupos mais engajados em questões sociais e até políticas da PJMP ( Pastoral da Juventude do Meio Popular). Não dá  ainda pra comparar nosso trabalho com nenhuma dessas tendências.
     Acreditamos que as fases infância, adolescência e juventude são determinantes na vida de qualquer ser humano. As experiências que vivenciamos durante esses períodos vão marcar e influenciar todo o restante de nossa existência. Eis aqui, portanto, nosso objetivo inicial: queremos cativar o maior número de jovens que pudermos e oferecer a eles alguns momentos marcantes de oração, reflexão e convivência comunitária. Esse pequeno objetivo inicial, se for conquistado, já fará uma grande diferença na vida de nossa juventude que, nos tempos atuais, sobrevive numa família esfacelada e se alimenta apenas da televisão, da Internet, do celular e das baladas noturnas.
          Com certeza não será possível trabalhar sempre com um grande grupo, como temos feito até agora. Nossa equipe de apoio está crescendo e, sem dúvida, não será difícil, no momento oportuno, dividir o grupão em grupos menores e partir para um acompanhamento mais personalizado. O tempo e o desenrolar de nossa experiência nos mostrarão os próximos passos. De uma coisa não temos dúvida: não estamos mais na estaca zero! Há um grupo entusiasmado com mais de 100 jovens caminhando e há uma equipe de apoio disponível e cheia de boa vontade. Que Jesus seja louvado e mostre para nós o bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário